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A fila em drops

Flashes da programação

por Rodrigo Campanella

Fotos: Divulgação

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Primeiro Dia

O começo, do começo

Um amigo conversa comigo pela manhã: “Nem vou tão cedo hoje pro Festival. No primeiro dia, é sempre mais vazio. BH é assim: se vai ser evento de uma semana, ou as pessoas esquecem quando começa ou ficam com preguiça no começo.â€

Lotação

Resultado: ele não só deixou de conseguir ingresso para a primeira competitiva do dia como teve que amargar na fila mais de duas horas para já garantir o ingresso da próxima sessão.

Filas

A realidade da dura disputa por um lugar nas competitivas comparece logo nas primeiras exibições: os que não conseguiram ingresso para a sessão desejada permanecem na fila para já garantir a entrada na seguinte. Cordões de gente em fila indiana fazem voltas pelas escadas e portas do Palácio das artes.

Decepção

Se as competitivas fossem um time de futebol, era possível dizer que no primeiro dia, os artilheiros já saíram de jogo. A fraca seleção de curtas gerou engraçados entre o júri oficial.

Os protestos

“Acho que a gente deveria colocar quem fez essa seleção para assistir todos os filmes, de uma vez. Seria um castigo decenteâ€, um dos membros do júri dizia. “Não, isso é pouco. O que faltou é uma aula de cinema. A gente podia dar um curso básico para quem fez a seleção, começando pelos clássicos: Griffith, os russos, depois Hitchcock...â€

Segundo dia

Razão

Talvez meu amigo do primeiro dia estivesse certo. No segundo dia de festival, as grandes filas começam a se tornar enormes, coisa bastante complicada principalmente devido ao tamanho reduzido da sala de exibição. Mas a verdade é que sem o Palácio das Artes, nem haveria o festival.

Verba

No ano passado, o Festival viu cair drasticamente sua verba devido à perda do principal patrocinador direto. E apesar dos cortes drásticos na equipe de produção, o ritmo do evento permaneceu o mesmo.

Sumiço

A única falta de destaque, que aconteceu apenas nesse ano, foi o desparecimento da videoteca do festival. Antes, seis cabines individuais serviam o público (e mesmo alguns jurados atrasados), com cópias em VHS de quase todos os filmes em competição e mesmo os não-selecionados. As tais cabines foram cruciais para a cobertura do Pílula no festival do ano passado.

Terceiro Dia

Boa companhia

As legendas das sessões internacionais nunca estiveram tão em sincronia com os filmes quanto nesse ano. Poucas são as chances da platéia escapar de um filme 'DE ARTE!' extremamente chato reclamando do controlador das palavrinhas.

Contribuição


Os felizardos (?) que conseguiram seu suado ingresso...

Duas pilhas de vários Guia-BH, o guia turístico mensal de Belo Horizonte, servem de base para o projetor que exibe as legendas no telão. A contribuição do Guia ao projetor do Festival já acontece há pelo menos três anos.

Quarto Dia

Filas?!?

As enormes filas do Festival crescem um tanto mais e garantem que, mesmo chegando com um bom tempo de antecedência, os ingressos já estarão esgotados. Minimiza o problema o fato de que todas as competitivas são re-exibidas no dia seguinte, no começo da tarde.

A dúvida

Mesmo assim, escolher qual mostra perder é a tarefa difícil e diária da platéia.

Quinto dia

Chapa Branca

No começo da competitiva internacional, o cônsul da Ãustria sobe ao palco para apresentar o documentário “Jogos sem Fimâ€. E começa o discurso: “É um prazer trazer este filme para o festival e acreditamos que sua exibição tem muito a acrescentar para o presente evento e abrilhantar ainda mais este Festivalâ€. E é isso. Sobre o filme? Ele nem tinha visto mesmo...

Picolé

Quente lá fora. Gelado lá dentro. Alguém esquece o ar-condicionado da sala um pouco mais alto do que devia e garante que alguém na platéia, depois de sair do forno da espera lá fora, garanta seu ticket-gripe e não possa ir no restante do Festival. Ossos do ofício.

Bilíngue

Cinco dias passados e as legendas continuam carimbando as falas dos atores com sincronia.

Sexto dia

Cansaço

As filas se tornam um pouco menores e as figuras carimbadas de todos os dias de fila começam a desaparecer. O cansaço parece começar a bater – ainda que os desertores sejam prontamente substituídos por novos interessados em encarar a disputa pelo ingresso.

Ãgua!

Talvez ouvindo o pedido dos espectadores já desanimados pela maratona, São Pedro resolve despejar um pé d'água rápido na cidade logo na hora da primeira competitiva. As portas da sessão são abertas antes para abrigar o público da chuva e do frio e quase o resenhista fica de fora da exibição.

Sétimo dia

Vinheta

É o último dia que a vinheta instituicional do festival + patrocinadores preenche meus dias. Se na terceira sessão eu já tinha praticamente decorado tudo, imagine agora então...

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