Será que o público em São Paulo é exigente demais, que o do Rio é muito oba-oba ou que realmente as bandas na Marina da Glória realmente tocaram melhor do que no Ibirapuera? Passado o fim-de-semana do Tim Festival, a diferença entre as resenhas das apresentações nas duas cidades são notáveis, especialmente no caso dos Klaxons e do Marcelo Camelo.
No caso do Camelo, até existe a desculpa de ele estar jogando em casa e de a organização ter literalmente aberto as portas para o público dos outros palcos, (inclusive a equipe Pilulal, em um choque térmico-sonoro saindo do esporro dos Klaxons direto para as novas-bossas-novas do barbudo, que aparentemente agradaram bem mais aos cariocas que aos paulistas).
Mas o caso do quarteto niureive impressionou até a própria banda. "O show do Klaxons no Rio foi definitivamente melhor do que o de São Paulo", disse o grandalhão Jamie Reynolds, como adiantamos no último post.
Desde o inÃcio com "Bouncer" até o final surreal com o gordinho do Bonde do Rolê e o maluco Har Mar Superstar de cueca em cima do palco ajudando a cantar "Four Horseman of 2012", foram poucas músicas que deixavam o público ficar parado.
O show é uma experiência meio desnorteante. Jamie Reynolds fica no meio do palco, mas o outro James e o Simon Taylor, o namorado da Lovefoxxx, também gritam ao mesmo tempo as letras surreais da banda, cada um com uma roupa mais hippie-do-futuro que o outro. O clima é vibrante sem forçar a barra. A paradinha em "Magik", que você pode ver no vÃdeo ali embaixo, foi de arrepiar.
Já o Neon Neon passou igualmente batido nas duas cidades. O show é até simpático, mas eu fiquei na dúvida se era pra rir das paródias do pop dos anos 80 ou se era pra dançar e curtir as músicas. As composições bem feitas e executadas levavam à segunda opção, mas as frases em português bizarro do Har Mar Superstar e suas danças surreais reforçavam a parte cômica.
No fim das contas, o Tim foi o melhor festival ruim que eu já vi. Mas fica a dúvida: será que eu deveria ser mais exigente, que já virei um carioca oba-oba ou as bandas na Marina da Glória realmente tocaram melhor do que no Ibirapuera?