|
|
|
Lições que vão desde “como fisgar um mp3 nos seus primeiros dias de vida†até “como fugir de lançamentos perigososâ€. Um manual prático para a sobrevivência do ouvinte moderno na selva de pixels. |
|
|
Introdução e Softwares
receite essa matéria para um amigo
Certo dia estava eu a analisar as estatÃsticas do meu blog e, entre tabelas e palavras-chave, concluà que muita gente chegava até a ele através de sites de busca ao procurar por coisas bastante práticas do tipo: "como baixar música", "como colocar música no myspace" e até mesmo "onde escutar música na internet".
Sempre me falaram que a chave do sucesso é saber ouvir o público e atender às suas necessidades. Tendo isso como mantra e com a certeza de que segui-lo é a garantia do sucesso, resolvi criar este manual, que não só vai ensinar os melhores métodos de encontrar, baixar, ouvir e publicar música na web, mas também vai dar dicas gerais e bastante proveitosas para o ouvinte moderno em ambientes virtuais e reais.
A primeira lição é bem básica mas não menos importante. Na verdade é provavelmente a mais importante por ser tão básica.
Softwares
Softwares de troca de arquivo são as ferramentas mais primitivas e ainda uma das mais eficientes de se adquirir música pela internet.
A primeira tecnologia utilizada por esses softwares é chamada de Peer to Peer e consiste em um tipo de rede virtual em que se baixa arquivos diretamente de outro usuário conectado. Seu ponto fraco é que, se o usuário de quem você está baixando a música desconecta, seu download pára. Ou você tem a sorte de encontrar o cara online mais tarde, ou é melhor procurar outro colega para compartilhar o arquivo com você.
Essa forma é bastante conhecida pelo usuário comum, portanto não prolongarei as explicações. É possÃvel baixar os programas facilmente nos seus sites oficiais, depois é só fazer a pesquisa pelo nome do artista, música ou disco e clicar para baixar. O programa com esse tipo de tecnologia que eu utilizo é o SoulSeek, mas existem outros muito populares como o LimeWire, Kazaa, eMule, AudioGalaxy, Gnutella, entre outros. Escolha o seu e divirta-se.
A outra tecnologia utilizada por softwares de troca de arquivos é chamada de BitTorrent. Essa tecnologia permite que seus utilizadores façam download de arquivos indexados em websites. Alguns passos a mais que o outro método são necessários, mas isso não dificulta o processo. É bem fácil e ninguém precisa ter medo.
Dessa forma, explico como baixar um arquivo de música com BitTorrent passo a passo como um exemplo prático. Hoje eu estava a fim de ouvir o disco da inglesa Lily Allen, porque só conheço suas músicas que estão no MySpace. Dirigi-me ao www.bittorrent.com, pesquisei por “Alright Stillâ€, o nome do seu disco. O sistema procura em vários sites de Torrent e me dá o resultado com links para tais resultados. Escolhi um, cliquei e cheguei ao site. Lá eu apenas baixei o minúsculo arquivo de torrent para meu computador. Eles pesam cerca de 40k ou até menos.
Esse arquivo é pequenino assim porque ele só serve para mostrar ao meu software de onde ele deve baixar os arquivos de áudio. Abri o torrent por um programa chamado Azureus e ele agora está baixando o disco da Lily Allen de inúmeros peers simultaneamente.
Essa opção é sem dúvida mais rápida e eficiente do que os velhos programas P2P. A única coisa que, às vezes, fica um pouco complicada é achar os torrents pela net afora.
Pensando nisso, os queridos da área de tecnologia resolveram facilitar a vida da gente e criaram o Shareaza, programa em que você faz a busca pelo torrent, baixa o torrent, abre o torrent e baixa a música, tudo no mesmo lugar. Sensacional!
-- Isabel Furtado é colaboradorindie oficial do PÃlula e edita o blogsincope.blogspot.com isabelfurtado@gmail.com
» leia/escreva comentários (8)
|