Apesar de já ser 98% certo que “O discurso do rei” será o grande vencedor do próximo Oscar, algumas migalhas ainda sobrarão para os concorrentes. “A rede social” garantiu o seu principal nicho neste fim de semana, rendendo a Aaron Sorkin o prêmio do Sindicato dos Roteiristas de melhor script adaptado. A premiação aconteceu no sábado à noite. Na sexta-feira, Sorkin ganhou também o prestigiado Scripter Award, concedido pela USC ao roteirista e ao autor do livro da melhor adaptação literário-cinematográfica do ano.
O Sindicato dos Roteiristas ainda consolou Christopher Nolan e os fãs de “A origem”, dando ao filme o prêmio de melhor roteiro original. “O discurso do rei”, um dos favoritos na categoria, não concorria ao prêmio porque seu autor não é filiado ao sindicato. O script de “Trabalho interno” ganhou na categoria de documentário. Na TV, “30 rock” levou melhor episódio cômico, enquanto “Modern Family” foi a melhor série. “Mad Men” abocanhou os dois troféus na categoria dramática. “Boardwalk Empire” foi eleita a melhor série estreante. A lista completa de vencedores está aqui.
Já o Sindicato dos Diretores de Arte deu ainda mais força ao trem incontrolável de “O discurso…”, premiando o longa inglês como melhor produção de época. O vencedor dessa categoria na premiação do sindicato normalmente leva o Oscar. A direção de arte de “Cisne negro” foi eleita a melhor em um filme contemporâneo, enquanto “A origem” ganhou entre os longas fantásticos. Na TV, “Mad Men” e “Modern Family” foram os vencedores.