Para preparar sua torcida (e o tradicional bolão), reunimos todas as nossas resenhas dos indicados ao Oscar 2012 em um mesmo lugar! Leia, releia e saiba mais sobre os filmes que podem fazer bonito na noite da premiação.
Filme
“O fascínio de “O Artista” não está em sua originalidade, muito pelo contrário. O filme emociona porque é bonito. Uma beleza feita de luz e sombra que nos lembra o motivo de uma técnica de captação, edição e projeção de imagens ser considerada arte. A sétima arte”.
Os Descendentes – Jim Burke, Alexander Payne e Jim Taylor
““Os Descendentes” é um filme melancólico, mas que não faz da melancolia e do sofrimento seus personagens principais, usando-os apenas como catalisadores, pois Payne entende – e mostra muito bem – que os laços de uma família são formados não pelos momentos felizes, mas pelas dificuldades enfrentadas juntos”.
Tão Forte e Tão Perto – Scott Rudin
“Só o primeiro capítulo de “Extremamente Alto e Incrivelmente Perto” é melhor do que todo “Tão Forte e Tão Perto”. O livro de Jonathan Safran Foer é criativo, divertido, interessante e consegue te pretender de uma maneira fascinante. Tudo que o filme de Stephen Daldry não faz”.
Histórias Cruzadas – Brunson Green, Chris Columbus e Michael Barnathan
“Seres praticamente invisíveis dentro das casas em que trabalham, os personagens negros de “Histórias Cruzadas” podem até dar visibilidade para o preconceito, mas é uma pena que a parte final do filme descambe para o melodrama, deixando a discussão social para dar lugar à vontade de te fazer chorar”.
A Invenção de Hugo Cabret – Graham King e Martin Scorsese
“Da mise-en-scène vaudevillesca dos personagens secundários aos vários cartazes e referências, “A Invenção de Hugo Cabret” definitivamente não é um filme para crianças. É um filme para provar como o cinema pode fazer de todos nós uma criança: capaz de sonhar, imaginar e acreditar de novo”.
Meia-Noite em Paris – Letty Aronson e Stephen Tenenbaum
“Mas o que importa aqui é Paris, à meia-noite, em 2010, em 1920. Não só um lugar, mas um tempo e, acima de tudo, um estado de espírito que você vai querer visitar e que vai te fazer ter coragem de sonhar de novo”.
O Homem que Mudou o Jogo – Michael De Luca, Rachael Horovitz e Brad Pitt
“Aquilo que poderia ser uma confusa teia de acontecimentos e relações flui de forma tranquila graças à competência de todos em saber contar uma boa história. E se tem algo que “O Homem que Mudou o Jogo” seja, é uma história bem contada”.
A Árvore da Vida – Sarah Green, Bill Pohlad, Dede Gardner e Grant Hill
“Malick não fez uma obra fácil. Seu cinema de cores e texturas é denso e pode desagradar quem espera uma narrativa mais tradicional e linear, com uma história redondinha a ser contada. Seu filme não apresenta respostas, mas nos enche de questionamentos. Para onde estamos indo? Para onde caminhamos nesta terra em que não temos certeza de um plano ou se tudo é mero acaso? “A Árvore da Vida” traz uma mensagem e interpretações diferentes para cada um. É, antes de tudo, uma grande obra de cinema. Um filme que vai durar até o fim dos tempos”.
Cavalo de Guerra – Steven Spielberg e Kathleen Kennedy
“E se tudo não resulta em algo piegas e sem sentido é porque Steven Spielberg é um grande diretor, que sabe contar muito bem uma história, compõe planos belíssimos e conta com o auxílio de um elenco absolutamente fantástico”.
Diretor
Terence Mallick por A Árvore da Vida
Martin Scorsese por A Invenção de Hugo Cabret
Woody Allen por Meia-Noite em Paris
Michel Hazanavicius por O Artista
Alexander Payne por Os Descendentes
Ator
Demián Bichir por A Better Life
Gary Oldman por O Espião que Sabia Demais
““O Espião que Sabia Demais” é também sobre sacrifícios. Vidas sacrificadas em nome de um ideal, ou muitas vezes em nome de uma simples desconfiança. São homens que há muito tempo deixaram de ter uma vida para se entregar por inteiro a uma roda de constantes suspeitas. Nesse sentido, o personagem de Smiley é exemplar. Vivido de forma contida por Gary Oldman, ele parece comandar o ponto de vista pelo qual todos os acontecimentos nos são apresentados”.
George Clooney por Os Descendentes
Jean Dujardin por O Artista
Brad Pitt por O Homem que Mudou o Jogo
Atriz
Viola Davis por Histórias Cruzadas
Glenn Close por Albert Nobbs
Rooney Mara por Millenium – Os Homens que não Amavam as Mulheres
“Com uma direção precisa, excelentes diálogos e fantásticas atuações, “Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres” é um filme cerebral, inteligente e por vezes assustador. Mas que ganha um brilho especial todas as vezes que se concentra em seus personagens principais, especialmente em Rooney Mara e sua Lisbeth”.
Meryl Streep por A Dama de Ferro
“O ponto positivo, claro, é Meryl Streep. A atriz para variar faz uma composição perfeita e é a responsável por impedir um desastre total em “A Dama de Ferro”. É graças à sua interpretação que conseguimos nos identificar e sentir alguma simpatia por aquela figura que, se dependesse da direção e do roteiro, não faria sentido algum”.
Michelle Williams por Sete Dias com Marilyn
Ator Coadjuvante
Max Von Sydow por Tão Forte e Tão Perto
Christopher Plummer por Toda Forma de Amor
Kenneth Branagh por Sete Dias com Marilyn
Nick Nolte por Guerreiro
Jonah Hill por O Homem que Mudou o Jogo
Atriz Coadjuvante
Berenice Bejo por O Artista
Jessica Chastain por Histórias Cruzadas
Melissa McCarthy por Missão Madrinha de Casamento
Janet McTeer por Albert Nobbs
Octavia Spencer por Histórias Cruzadas
Roteiro Adaptado
Os Descendentes – Alexander Payne and Nat Faxon & Jim Rash
A Invenção de Hugo Cabret – John Logan
Tudo Pelo Poder – George Clooney & Grant Heslov e Beau Willimon
“Tudo pelo Poder tem elenco e diálogos afiados e um roteiro que traz a questão sobre meios e fins de maneira menos óbvia (portanto, mais interessante) do que outros que abordam o mesmo tema. O grande trunfo da história é apresentar essa bela fachada composta pelas virtudes dos personagens e mostrá-los dançando sobre a linha moral que eles mesmos definiram”.
O Homem que Mudou o Jogo – Steven Zaillian e Aaron Sorkin, história de Stan Chervin
O Espião que Sabia Demais – Bridget O’Connor & Peter Straughan
Roteiro Original
O Artista – Michel Hazanavicius
Missão Madrinha de Casamento – Annie Mumolo & Kristen Wiig
Margin Call: O Dia Antes do Fim – J.C. Chandor
Meia-Noite em Paris – Woody Allen
A Separação – Asghar Farhadi
Animação
Um Gato em Paris – Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli
Chico & Rita – Fernando Trueba e Javier Mariscal
Kung Fu Panda 2 – Jennifer Yuh Nelson
“O roteiro continua equilibrando muito bem humor e ação, e Po é um personagem realmente cativante para conseguir carregar o filme nas costas. A direção segura o ritmo ágil das cenas de ação criativas e as imagens são belíssimas, misturando a profundidade do 3D digital com momentos de animação tradicional que compõem uma China antiga ao mesmo tempo lúdica e realista”.
“Funcionando como uma boa diversão tanto para aqueles que já conhecem o personagem, quanto para aqueles que ainda não, “Gato de Botas” é melhor do que os dois últimos filmes da franquia “Shrek” (o que, vamos combinar, não é nenhum grande feito). A ação funciona e o gato tem carisma, mas faltou um pouco de originalidade para trabalhar com o material tão rico à disposição”.
“As imagens belíssimas (do fotógrafo Roger Deakins) são recheadas por diálogos inteligentes, personagens cativantes, muito humor e cenas de ação empolgantes. A trilha de Hans Zimmer é um show a parte, assim como o grupo de corujas cantoras que narram o filme. Escrito por John Logan, “Rango” dosa tudo na medida certa para contar uma história que aproveita os grandes temas do western (o forasteiro, a jornada de busca, a chegada da industrialização) e os atualiza de uma forma original e divertida”.
Filme Estrangeiro
Bullhead (Bélgica) – Michael R. Roskam
Monsieur Lazhar (Canadá) – Philippe Falardeau
A Separação (Irã) – Asghar Farhadi
Footnote (Israel) – Joseph Cedar
In Darkness (Polônia) – Agnieszka Holland
Fotografia
O Artista – Guillaume Schiffman
Millenium – Os Homens que não Amavam as Mulheres – Jeff Cronenweth
A Invenção de Hugo Cabret – Robert Richardson
A Árvore da Vida – Emmanuel Lubezki
Cavalo de Guerra – Janusz Kaminski
Direção de Arte
O Artista – Laurence Bennett (Design de Produção) e Robert Gould (Decoração de Set)
“É na relação entre Harry, Rony, Hermione,Neville, Draco, Dumbledore, Snape e tantos outros que reside a verdadeira magia de “Harry Potter”. Os filmes podem ter chegado ao fim, mas estes personagens continuarão a existir. Para os fãs, entretanto, o vazio deixa uma cicatriz. No formato de um raio”.
A Invenção de Hugo Cabret – Dante Ferretti (Design de Produção) e Francesca Lo Schiavo (Decoração de Set)
Cavalo de Guerra – Rick Carter (Design de Produção) e Lee Sandales (Decoração de Set)
Meia Noite em Paris – Anne Seibel (Design de Produção) e Hélène Dubreuil (Decoração de Set)
Figurino
Anônimo – Lisy Christl
O Artista – Mark Bridges
A Invenção de Hugo Cabret – Sandy Powell
Jane Eyre – Michael O’Connor
W.E. – Arianne Phillips
Documentário
Hell and Back Again – Danfung Dennis e Mike Lerner
If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front – Marshall Curry e Sam Cullman
Paradise Lost 3: Purgatory – Joe Berlinger e Bruce Sinofsky
Pina – Wim Wenders e Gian-Piero Ringel
Undefeated – TJ Martin, Dan Lindsay e Richard Middlemas
Curta Documentário
The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement – Robin Fryday e Gail Dolgin
God is the Bigger Elvis – Rebecca Cammisa e Julie Anderson
Incident in New Baghdad – James Spione
Saving Face – Daniel Junge e Sharmeen Obaid-Chinoy
The Tsunami and the Cherry Blossom – Lucy Walker e Kira Carstensen
Montagem
O Artista – Anne-Sophie Bion e Michel Hazanavicius
Os Descendentes – Kevin Tent
Millenium – Os Homens que não Amavam as Mulheres – Kirk Baxter and Angus Wall
A Invenção de Hugo Cabret – Thelma Schoonmaker
O Homem que Mudou o Jogo – Christopher Tellefsen
Maquiagem
Albert Nobbs – Martial Corneville, Lynn Johnston e Matthew W. Mungle
Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 – Nick Dudman, Amanda Knight e Lisa Tomblin
A Dama de Ferro – Mark Coulier e J. Roy Helland
Música – Trilha Sonora Original
As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne – John Williams
“Caro senhor Spielberg. É muito bom saber que o senhor está de volta em “As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne”. Talvez este seja seu filme mais infantil, estou certo? E talvez a sequência de perseguição no Marrocos seja uma das maiores cenas de ação da história do cinema. Mas o que mais gostei foi o retorno de seu espírito juvenil em uma espécie de Indiana Jones revisitado, abusando de movimentos de câmera que só poderiam ser possíveis em um ambiente virtual e uma mistura bem dosada de humor e correria”.
O Artista – Ludovic Bource
A Invenção de Hugo Cabret – Howard Shore
O Espião que Sabia Demais – Alberto Iglesias
Cavalo de Guerra – John Williams
Música – Canção Original
“Man or Muppet” de Os Muppets – Letra e música de Bret McKenzie
“Real in Rio” de Rio – Letra de Siedah Garret, música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown
“Os personagens são tão cativantes quanto a história é óbvia. “Rio” faz o bê a bá das típicas animações infantis, com coadjuvantes simpáticos que aparecem e desaparecem conforme a ação pede e uma resolução pra lá de esperada. Os números musicais são visualmente interessantes, mas afetam o ritmo da narrativa, que busca combinar romance, humor e ação de forma bem equilibrada”.
Curta metragem de Animação
Dimanche/Sunday – Patrick Doyon
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore – William Joyce e Brandon Oldenburg
La Luna – Enrico Casarosa
A Morning Stroll – Grant Orchard e Sue Goffe
Wild Life – Amanda Forbis e Wendy Tilby
Curta metragem
Pentecost – Peter McDonald e Eimear O’Kane
Raju – Max Zähle e Stefan Gieren
The Shore – Terry George e Oorlagh George
Time Freak – Andrew Bowler e Gigi Causey
Tuba Atlantic – Hallvar Witzø
Montagem de Som
Drive – Lon Bender e Victor Ray Ennis
“O homem não tem identidade, ele é um produto da cidade. Ele é uma parte dela e só faz sentido dentro dela. Quando o homem encontra uma garota, sentimentos nascem dentro dele, criando a esperança de que ele pode ser alguém, um indivíduo, algo mais que uma peça no grande motor da cidade. Mas a cidade é maior que eles”.
Millenium – Os Homens que não Amavam as Mulheres – Ren Klyce
A Invenção de Hugo Cabret – Philip Stockton e Eugene Gearty
Transformers: O Lado Oculto da Lua – Ethan Van der Ryn e Erik Aadahl
“O que ainda prevalece é a montagem epiléptica em que muitas vezes fica difícil de compreender o que acontece em cena, principalmente nos combates entre robôs (e para tentar ajudar o público, o diretor apostou em uma diferenciação pela cor: robôs coloridos são os bonzinhos, cinzas são os malvadões). Talvez escaldado pelas críticas do filme anterior, Bay dá mais espaço para desenvolvimento de personagens e para contar a história – se é que se pode falar em personagens e história em um filme desses”.
Cavalo de Guerra – Richard Hymns e Gary Rydstrom
Mixagem de Som
Millenium – Os Homens que não Amavam as Mulheres – David Parker, Michael Semanick, Ren Klyce e Bo Persson
A Invenção de Hugo Cabret – Tom Fleischman e John Midgley
O Homem que Mudou o Jogo – Deb Adair, Ron Bochar, Dave Giammarco e Ed Novick
Transformers: O Lado Oculto da Lua – Greg P. Russell, Gary Summers, Jeffrey J. Haboush e Peter J. Devlin
Cavalo de Guerra – Gary Rydstrom, Andy Nelson, Tom Johnson e Stuart Wilson
Efeitos Visuais
Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 – Tim Burke, David Vickery, Greg Butler e John Richardson
A Invenção de Hugo Cabret – Rob Legato, Joss Williams, Ben Grossman e Alex Henning
Gigantes de Aço – Erik Nash, John Rosengrant, Dan Taylor e Swen Gillberg
“Sim, você sabe o que vai acontecer no final. E sim, Levy não sabe dirigir atores. Mas a verdade é que “Gigantes de Aço” é uma diversão competente. O melhor da produção está nas cenas de luta entre os robôs, que são empolgantes e com efeitos especiais excelentes”.
Planeta dos Macacos: A Origem – Joe Letteri, Dan Lemmon, R. Christopher White e Daniel Barrett
“Se no filme de 1968 “os macacos somos nozes”, mostrando em sua civilização a mesma estupidez e arrogância típica das piores sociedades humanas, aqui os macacos são a alegoria de outra coisa. Os símios liderados por Caesar são os oprimidos, os animais maltratados, os negros e indígenas escravizados e dizimados, as mulheres vítimas de abusos, e até aquele menininho inteligente que sofria bullying no pré-primário. E a inevitável revolução é a hora catártica de todos eles”.
Transformers: O Lado Oculto da Lua – Dan Glass, Brad Friedman, Douglas Trumbull e Michael Fink