O American Cinema Editors, aka ACE aka Sindicato dos Editores, premiou seus melhores de 2010 ontem à noite, coroando “A rede social” como melhor montagem dramática. Muitos esperavam que a organização desse o prêmio a “A origem”, como reparação pelo fato esdrúxulo do filme não ter sido nem indicado ao Oscar na categoria. Sem o principal concorrente no próximo domingo, o filme de David Fincher se torna o favorito aqui, com potencial para uma aberração só possível no Oscar: “A rede social” pode ser eleito melhor roteiro adaptado, direção e montagem – mas não ganhar como melhor filme da noite. Será?
“Alice no país das Maravilhas” ganhou como melhor montagem cômica, enquanto “Exit through the gift shop” faturou o prêmio de documentário e “Toy story 3” o de animação. Na TV, “Modern family” levou na categoria de série de meia hora; “The walking dead” na de 1 hora; e “Treme” como seriado em TV não-comercial.
Outro sindicato que indicou os melhores de 2010 ontem foi o Cinema Audio Society. O grupo apontou “Bravura indômita” como melhor mixagem de som, apesar dos especialistas acreditarem que “A origem” ainda é o favorito para o Oscar da categoria. Na TV, “Boardwalk Empire” foi o grande vencedor.