Aparentemente, “Community” apela para o gênero do mockumentary, ironizando séries como “The Office” e “Modern Family”. Mas o documentário que Abed está fazendo sobre os amigos em um hospital no suposto leito de morte de Peirce está mais para episódios especiais de dramas médicos do que para a comédia.
É impressionante como a série não tem medo de se arriscar, usando aqui uma estrutura dramática para nos levar a compreender melhor os personagens. E chama a atenção também o constante reforço de Peirce como vilão, um personagem cômico que está ali para ser odiado.
Após o abuso dos remédios no episódio anterior, o personagem de Chevy Chase vai parar no hospital e finge estar em seus momentos finais de vida, entregando uma “herança” para cada um. Os presentes de Peirce são, na verdade, formas de tortura psicológica que irão afetar a todos. E se o que foi escrito neste parágrafo até agora parece mais coisa de filme de terror ou de um drama pesado, isso só prova o quanto “Community” não é uma série normal.
A câmera na mão típica deste gênero de documentário televisivo fake transmite um nervosismo nas cenas ao mesmo tempo em que dão margens para as análises metalingüísticas de Abed. Brincando com a estrutura de sua própria filmagem, o episódio consegue momentos de um humor muito sutil, que é bem equilibrado com piadas mais físicas, como aquelas envolvendo Troy e Jeff.
Não foi um dos momentos mais engraçados da série, mas com certeza, um dos mais interessantes. “Community” pode ser acusada de muitas coisas, mas nunca de não ser surpreendente.
2 respostas para “Community 02 x 16 – Intermediate Documentary Filmmaking”
Tô tendo muito preguiça do Pierce. Não dá pra entender porque o grupo continua amigo dele. Deviam trocar o Pierce pelo Mr. Chang.
Eu também não estou gostando do Pierce… Mas ele é claramente o vilão da série. É estranho um malvado no meio de uma série de comédia, mas… é Community. Talvez estejam preparando uma próxima temporada com ele já como vilão estabelecido. Ou então ele vai servir apenas como desculpa para o grupo se unir ainda mais. Vamos ver aonde isso vai levar.