“Community” retorna ao episódio de gênero. E faz isso de forma brilhante. Um jogo de RPG leva o grupo de amigos para o mundo da fantasia e das referências a “O Senhor dos Anéis”.
O episódio mais assumidamente nerd até agora começa com a tentativa de Jeff em aumentar a auto-estima de Gordo Neil, um dos alunos de Greendale. Ao descobrir que o garoto é fã de RPG – e mais especificamente de “Dungeons & Dragons” – o grupo resolve fazer uma rodada do jogo com o objetivo de fazer Neil se sentir bem.
Mas resolvem deixar Pierce de fora, e quando ele descobre isso, aparece para se vingar… Da abertura que copia o off de “A Sociedade do Anel”, passando pelo elfo “interpretado” por Chang até o “sexo” entre Annie e Abed, trata-se de um episódio primoroso.
A genialidade aqui está no foco nos diálogos. A série não opta pelo caminho mais fácil, de colocar seus personagens em uma dramatização da fantasia (como em “Abed’s Uncontrollable Christmas”, por exemplo). Tudo se passa na mesa da sala de estudos, com a trilha sonora e a edição transformando as falas dos personagens em algo verdadeiramente emocionante.
Todo mundo teve seu espaço para brilhar um pouco e mesmo com a ação praticamente toda se passando com as pessoas sentadas ao redor de uma mesa, o episódio segurou o ritmo do início ao fim. Desta vez, a maldade de Pierce foi deliciosa, e “Advanced Dungeons & Dragons” conseguiu ser, ao mesmo tempo, uma divertida homenagem aos jogos de RPG e também uma crítica irônica a estas mesmas partidas. Resumindo, um humor original e inteligente, exatamente como se espera da série.