“Community” dessa vez mira no Cristianismo em um episódio interessante, mas pouco engraçado. Shirley quer um vídeo católico para fazer sucesso na internet e pede ajuda a Abed. Mas ele extravasa a proposta original e faz um filme em que se torna o próprio Cristo.
O episódio faz críticas inteligentes ao fanatismo e à retórica utilizada pelos líderes religiosos na hora de arrebanhar fiéis. O problema é que sobra cinismo e falta graça. A série parece ter tentado um equilíbrio entre respeito e ironia ao tratar do assunto que não funcionou, passando longe da graça de séries como “South Park” e “Family Guy” ao falar do mesmo tema.
O outro grande arco do episódio ficou focado em Pierce e seu novo grupo de amigos da terceira idade. Mas aqui também não se acertou o tom ao tratar os idosos como pré-adolescentes rebeldes. A idéia foi boa, mas as piadas não funcionaram, parecendo forçadas.
Um episódio em que a vontade de fazer graça está toda lá, mas o riso fácil não sai. Foi mais para refletir do que para rir.
2 respostas para “Community 02 x 05 – Messianic Myths and Ancient Peoples”
O melhor do episódio foi a tiração de sarro/homenagem ao Charlie Kaufman e seus filmes metalinguísticos.
Sim, isso foi legal. Mas eu achei seria melhor explorado, com a metalinguagem nos surpreendendo de alguma forma no final do episódio. Fiquei decepcionado.