Busca

»»

Cadastro



»» enviar
Sacolão
Rodrigo Ortega
A oferta de novidades musicais está cada vez mais extensa. O Pílula facilita as coisas com listas periódicas de 5 produtos selecionados e fresquinhos nas prateleiras.

Sacolão # 17

receite essa matéria para um amigo

Novidades pra todos os gostos: Arcade Fire, Sabonetes, Little Boots, Wry e Telepathe.

Arcade Fire - "Lenin"
Lá se vão dois anos desde o último disco do Arcade Fire e até agora o único sinal de novo lançamento é do DVD ao vivo Mirror Noir, em março. Por isso, qualquer material inédito deles é uma coisa preciosa. "Lenin", faixa liberada para a coletânea beneficente Dark Was The Night, não faz feio. A música é menos soturna do que o normal, mas poderia estar nos dois discos anteriores. Como bem comentou um leitor do Stereogum: "Come on Lenin! You can do it! Come on Lenin! There's nothing to it!". Além do Arcade Fire, um milhão de bandas fodas estão nessa coletânea, que sai dia 17 de fevereiro e tem uma página no Myspace que está colocando em streaming uma música por dia.


Sabonetes - "Descontrolada"
Reunião de amigos, música descomplicada, euforia, pessoas normais em busca de uma vida menos ordinária. A música do quarteto curitibano Sabonetes tem o mesmo apelo daquele tipo de personagem "regular guy" que vira herói da história mesmo sem poderes especiais. O indie rock sem cabecismo lembra os quase-vizinhos gaúchos Superguidis, mas o som é um pouco mais dançante, principalmente nessa sobrinha de Killers "Descontrolada". Vale conferir também o quarteto brincando de fazendeiro e lavando a roupa do Papai Noel no clipe de "Marca-página". Os Sabonetes, junto com outras novas bandas como Copacabana Club e ruído/mm, estão fazendo de Curitiba a cena mais festejada do país atualmente. (Dica do Braulio)


Little Boots - "Meddle"
De todas as "promessas para 2009" que a gente conheceu na lista da BBC e derivadas, a que mais me empolgou foi a Little Boots. Primeiro porque ela fez uma cover caseira sensacional de "Ready for the floor", do Hot Chip, usando um instrumento eletrônico que eu nunca tinha visto. E depois porque as músicas dela, no meio de um monte de nova-diva-poser, têm inteligência por baixo do glitter. Para comprovar isso, basta conferir, além da versão de estúdio de "Meddle" aí embaixo, essa apresentação ao vivo no programa do Jools Holland.


Wry - "Some candy talking"
Junto de tantas novidades, ouvir uma banda dos anos 90 fazendo cover de uma dos 80 parece pura nostalgia, mas nesse caso é aquecimento para uma série de shows em 2009 que prometem ser bacanas. É a volta ao Brasil do Wry, banda que surgiu em Sorocaba e hoje é baseada em Londres. O grupo lança o disco She Science, pela Monstro Discos, em abril, quando desembarca por aqui para os shows. Ainda em julho eles prometem soltar outro álbum de inéditas e em outubro sai National Indie Hits, um tributo deles a bandas independentes brasileiras dos anos 90. Never Lose That Feeling, uma série de releituras de bandas shoegaze, da qual foi tirada essa cover do Jesus and Mary Chain.


Telepathe - "So fine"
Algumas coisas são tão estranhas que dão a volta completa e ficam normais de novo. Pelo pouco que eu sabia do Telepathe, dupla de Nova York que faz uma música eletrônica enigmática e interessante, não esperava esse clipe de coreografias e esse refrão pop de "So fine". Uma explicação para uma faixa experimental e acessível como essa é o produtor do primeiro disco, Dance Mother (que estou baixando nesse momento daqui): Dave Sitek, do Tv On The Radio. Outro fato intrigante sobre a dupla é a semelhança da vocalista de suéter com a Taís Oliveira, redatora desse site. Ou é viagem minha?





Retrospectiva Sacolão
Ouça aqui todas quase todas as faixas que já passaram pelas edições anteriores dessa coluna:

--
Rodrigo Ortega é um assassino de blogs
ortega@pilulapop.com.br

» leia/escreva comentários (4)