Por favor, sucesso.
06.01.08
por Braulio Lorentz
 |
Vanessa Carlton – Heroes & Thieves
(Universal, 2007)
Top 3: "Nolita Fairytale", "Heroes & Thieves" e "Come Undone".
Princípio Ativo: romantismo de menininha
|
 |
receite essa matéria para um amigo
Em seu terceiro disco, a pianista, cantora e compositora americana tenta provar que é maior do que seu único grande hit, "A Thousand Miles". Vanessa Carlton dá seu recado de maneira muito direta. No clipe da encantadora "Nolita Fairytale", a moça de 27 anos deixa bem claro que não quer mais ser associada apenas ao seu único megasucesso, presente em sua estréia, de 2002.
O clipe começa com o mesmo piano em movimento que ficou famoso no vÃdeo de "A Thousand Miles". Tudo parece uma paródia engraçadinha até que um táxi surge na tela e atropela o instrumento. Aà passamos a ter certeza de que realmente se trata de uma paródia engraçadinha.
Heroes & Thieves tem proposta semelhante à de seu CD anterior (Harmonium, de 2004): uma fuga desesperada da imagem de "cruzamento de Norah Jones com Avril Lavigne" exposta no primeiro trabalho. Fica difÃcil, no entanto, acreditar nessa história de transformação quando a parte musical não condiz com o discurso apresentado. Nas onze faixas de seu novo rebento, Carlton lança mais uma vez mão das levadas pop de piano e letras autobiográficas que a consagraram.
As qualidades da música com a qual debutou nas paradas estão todas lá: em passagens instrumentais ao piano (como no minuto e meio final de "Come Undone") e em pontes mais eficientes do que refrões (a faixa que batiza o álbum). Os tons mais intimistas e tristes com os quais pinta as letras de suas novas canções em parte são explicados pela mudança repentina de selo (do A&M para o The Inc, ambos da Universal). A troca é citada na letra de "Nolita Fairytale".
Mesmo permanecendo com o nÃvel de romantismo de menininha igual ao de todas suas músicas já gravadas, ainda persiste o peso de não ter conseguido bons resultados comerciais como o de sua primeira composição. "A Thousand Miles" ainda é a única faixa da cantora que conquistou o topo de duas paradas da Billboard e um quinto lugar no cobiçado "Hot 100".
Carlton ainda continua sob a batuta de Stephan Jenkins, produtor de poucos trabalhos e lÃder da banda Third Eye Blind. Irv Gotti é o deslocado da turma, por ser mais versado na produção de nomes do hip hop como DMX, Ja Rule e Jay-Z. A comandante do barco, porém, atende pelo nome de Linda Perry (Pink, James Blunt, Gwen Stefani). Perry tem gabarito para produzir Heroes & Thieves, já que ela é talvez a mais famosa one hit wonder da década passada. Ou alguém se lembra de uma música de sua ex-banda, 4 Non Blondes, que não seja "What's Up"?

Quem vai compor um hit primeiro? Vanessa ou o cãozinho?
» leia/escreva comentários (14)
|