NotÃcias de um pós-guerra particular
19.09.06
por Daniel Oliveira
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Em segredo
(Grbavica, Ãustria / Bósnia-Herzegovina / Alemanha / Croácia, 2006)
Dir.: Jasmila Zbanic
Elenco: Mirjana Karanovic, Luna Mijovic, Jasna Beri, Leon Lucev, Bogdan Diklic
Princípio Ativo: Zbanic, Karanovic e Mijovic
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Nós, brasileiros, temos a péssima tendência a não lidar com nossas feridas: escravidão / racismo, ditadura, violência, miséria. Preferimos privilegiar o fato de que vivemos em um paÃs exuberante e...â€do futuroâ€. É por isso que quando Esma, protagonista de “Em segredoâ€, fala que morre de pena de brasileiros e que viu um documentário sobre um rapaz daqui com uma vida horrÃvel e que foi assassinado (“Ônibus 174â€, provavelmente) soe tão irônico.
Irônico porque Esma é sobrevivente de um dos conflitos mais sangrentos da década passada, a guerra da Bósnia. Ela vive no bairro do tÃtulo original (Grbavica) com a filha Sara – uma adolescente problemática e mimada, como várias outras. E apesar de ter sido estudante de medicina antes do conflito, sustenta-se de bicos como costureira e garçonete. Sara tem uma excursão no colégio. Ela acredita que é filha de um mártir da guerra. Filhos de mortos no conflito não precisam pagar a viagem. Esma prefere sair e lutar para pagar os 200 euros.
A diretora Jasmila Zbanic usa esse pequeno cotidiano familiar para retratar com sinceridade e realismo a sociedade bósnia pós-guerra. Não há grandes heroÃsmos ou superações. “Em segredo†mostra pessoas surpreendentemente fortes que conseguem fazer piadas com o genocÃdio de que foram vÃtimas – em alguns momentos, deixando o espectador incomodado com tamanho desprendimento.
Não por acaso, uma das cenas mais interessantes (e terrÃveis) do longa é quando Esma vai a um grupo de apoio a mulheres que sobreviveram ao conflito. Enquanto uma delas narra como foi expulsa de casa com sua famÃlia, uma outra – claramente perturbada – ri incontroladamente, numa situação que parece constrangedora para o público, mas não para as personagens.
A metáfora perfeita para o retrato desse paÃs é a história de Esma e Sara. Zbanic conta com a excepcional ajuda das atrizes Mirjana Karanovic e Luna Mijovic, mãe e filha em performances convincentes e sem maneirismos – com destaque para Mirjana. A primeira cena do pega-pega entre as duas sintetiza o filme: boa quÃmica, boa direção, uma metáfora.
Vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim deste ano, “Em segredo†mostra que se pode tentar esquecer e abandonar o lugar onde se viveu uma guerra. Mas nem por isso belas flores deixam de nascer ali. Matar ou ignorar essas flores é perder a esperança de que, algum dia, as coisas poderão ser diferentes. Achou piegas demais? Confie: Jasmila Zbanic, bósnia, é bem melhor que eu, brasileiro, para falar disso.
Esma e as marcas da guerra
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