A aula
19.02.06
por Rodrigo James
|
Johnny Cash – Live At Folsom Prison
(Columbia - Legacy, 1968)
Top 3: “Folsom Prison Bluesâ€, “Jackson†(com a participação de June Carter) e “Dirty Old Egg Suckin' Dogâ€.
Princípio Ativo: Sentimentos tÃpicos de foras-da-lei
|
|
receite essa matéria para um amigo
A história deste disco todo mundo já sabe porque todo mundo já viu o filme “Johnny & Juneâ€. Foi gravado em 1967 na prisão homônima, a contragosto de sua gravadora na época, a Columbia Records, que queria mais um álbum de inéditas, etc etc etc. Até aà é a história oficial e a que pode ser encontrada nos livros e filmes. Mas o grande barato de Live At Folsom Prison é o lÃrico e o que não pode ser descrito em palavras.
Ao escolher as 19 canções que fazem parte do repertório do show e do disco, Johnny Cash pinçou em seu repertório aquelas que falavam de temas diretamente ligados ao público em questão: esperança, crime, prisão, Deus, perda, arrependimento. E é aà que o disco se torna histórico, pelo simples fato de que na verdade Cash não estava falando somente para os presos, mas para si mesmo.
O maior nome da música country em todos os tempos e um dos inventores do rock and roll vinha de uma fase bem complicada. Os motivos eram os de sempre: vÃcio em remédios, bebida, amores não correspondidos (No caso um só amor, por June Carter, que num dado momento foi correspondido e com ela ele passou os últimos anos de sua vida. Ambos faleceram em 2003 num clássico caso de “homem-que-não-aguenta-viver-sem-a-amada-e-prefere-morrer.). A impressão que o disco passa é a de que Cash via nos presos de Folsom uma espécie de simulacro de si mesmo. Seu passado de “fora-da-lei não-oficial†havia batido forte em sua alma e ao mirar os olhos daquele público, ele sentia que poderia tranquilamente ter sido um deles, mas por sorte não o era. Poucas vezes na história do rock um artista deve ter se identificado tanto com um público quanto neste show.
(Parênteses: Cash é considerado um artista de country no mercado americano, mas é um erro restringir a dimensão de sua música. No inÃcio fazia turnês com Jerry Lee Lewis e Elvis Presley e seu som esteve bem próximo da gênese daquilo que seria conhecido como rock. Não é à toa que hoje Cash citado como influência por nomes do pop, do rock e até da country music de raiz norte-americana.)
As imperfeições do disco (Cash parando o show para rir, se emocionar, pedir água, tossir e conversar inúmeras vezes com a platéia) não só demonstram que ele conquistou uma intimidade imediata com o público como dão uma lição para todos os que acham que o rock and roll deve ser simétrico e extremamente medido e calculado. Live At Folsom Prison talvez tenha sido o primeiro disco simetricamente assimétrico da história e por isso mesmo não é somente uma aula de rock and roll com um de seus mestres. É um módulo inteiro do curso.
Cash com o dedo médio não muito comportado
» leia/escreva comentários (0)
|