#Medo do que eles vão fazer se não ganharem.
Candidato: A fita branca, de Michael Haneke
Vote no número: 1933
Plataforma de campanha: polÃtica severa de segurança pública, no melhor estilo “vigiar e punirâ€, com especial atenção para grupos suspeitos de crianças angelicais / menores infratores.
Histórico polÃtico: Haneke se estabeleceu nos últimos 15 anos como um dos novos “autores†do cinema europeu, com um nome que etiqueta não só seus filmes, mas um estilo narrativo. Nunca ganhou o Oscar, mas é um favorito de Cannes: tem uma Palma de Ouro (por este “A fita brancaâ€), um prêmio de melhor diretor (“Cachéâ€) e o grande prêmio do júri por “A pianistaâ€.
Coligações Partidárias: O diretor austrÃaco teve uma passagem por Hollywood com a refilmagem não muito bem sucedida e/ou recebida de “Violência gratuitaâ€. Some isso a seu cinema hermético, sem muitas concessões, e você entenderá por que Haneke é visto como um outsider em Hollywood.
Posição nas pesquisas: Palma de Ouro em Cannes; melhor filme estrangeiro segundo os CÃrculos de crÃticos Online, de Toronto, Chicago e o Globo de Ouro; melhor filme, diretor e roteiro no European Film Awards.
Sérgio Darin: Nos anos 00, quando éramos jovens, costumávamos dizer que ele era o Rodrigo Santoro argentino. Bons tempos...
Candidato: O segredo dos seus olhos, de Juan José Campanella
Vote no número: 2424
Plataforma de campanha: cinema clássico e melodrama argentino para todos.
Histórico polÃtico: O diretor portenho já concorreu ao mesmo prêmio com “O filho da noiva†e é um dos principais representantes da nueva onda do cinema argentino.
Coligações Partidárias: Campanella (sem parentesco com nosso ex-editor), ainda que latino, é um insider clássico: além de esta ser sua segunda indicação, ele é figura fácil da TV norte-americana, tendo dirigido episódios de séries como Law & Order: Special Victims Unit e Criminal Intent, House e 30 rock.
Posição nas pesquisas: melhor filme estrangeiro em lÃngua espanhola no Prêmio Goya e uma série de premiações na Argentina e em festivais latinos.
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Quem ganha: nossa aposta é em “A fita brancaâ€. Porque ganhou a maioria das premiações até agora e porque, mesmo que indireta e hermeticamente, trata do tema favorito dos velhos do Oscar que votam nesta categoria: nazismo e segunda guerra. Mas “O segredo de seus olhos†conta com uma narrativa bem mais clássica e afeita aos gostos da Academia, além de ser dirigido por um nome muito bem relacionado em Hollywood. E esse mesmo comitê de filmes estrangeiros adora surpreender – alguém apostava em “A partida†ano passado?
Quem deveria ganhar: “A fita brancaâ€. Porque, mesmo sem ter visto “O segredo...â€, a gente odiaria a ideia de que a Argentina tem dois Oscar e nós não temos nenhum. Seria muito difÃcil viver com isso. Mesmo.