Perna de pau no cortejo em comemoração ao aniversário da cidade
Como nem só de cinema vive Tiradentes, ontem teve um cortejo em comemoração ao aniversário de 290 anos da cidade, com direito a máscaras, pernas de pau, batuque e muitas cores. Quase um mini-carnaval de rua.
Mais tarde, pude finalmente fazer o que vim para fazer: assistir aos filmes. "Alucinados", de Roberto Santucci vai muito bem quando pretende ser um filme de ação e agrada nas cenas de humor (quem nunca se sentiu na pele de TarcÃsio Filho quando ele falava com a atendente de tele marketing), mas se arrasta quando entra nos diálogos sobre o drama pessoal dos personagens. O ponto alto, para mim, foi mesmo o inÃcio do filme, com as cenas que mostram duas cidades separadas por grades, cadeados e carros blindados, mas, ao mesmo tempo, dividindo o mesmo espaço.
A cidade é também o cenário de "Meu Mundo em Perigo", de José Eduardo Belmonte, que fala das pessoas na multidão, com suas histórias e dramas que acabam se cruzando no acaso. A solidão e as perdas dessas pessoas as aproximam, mas nunca totalmente. Sempre vai haver uma distância entre elas, uma dificuldade de estabelecer diálogos, de responder perguntas, uma vontade de falar mais de si que de saber do outro. Os personagens desse filme são comuns, e é isso que o torna tão próximo da vida real que chega a ser estranho. Tanto que saà do cinema sem conseguir dizer se tinha gostado ou não, e demorei algumas horas para chegar a uma conclusão.
Olhando para frente: Hoje a noite tem Ô, de casa!, às 18h; Deserto Feliz, às 20h e Cleópatra, às 22h no Cine-Tenda. Quem ainda não viu Mutum tem uma ótima oportunidade hoje, às 21h, no cine-praça.