Quando os integrantes do Placebo entraram no palco do Chevrolet Hall, exatamente à s 21:56 (4 minutos antes do horário divulgado) do último dia 16 para abrir o show com “For What It’s Worthâ€, girei a cabeça ao meu redor para calcular o volume da platéia, que não tinha, até o momento, esgotado o primeiro lote dos ingressos. A sensação foi de que a música era bombante demais para os gatos pingados que estavam no local (ainda que pulando bastante) e tive um déjà vu dum show que rolou há uns três anos, com o Cardigans no palco . Isso pra não falar de outros tantos W.O.s do público mineiro. Até o momento, a presença da banda, pela primeira vez em BH, não estava surtindo efeito.
Procurando a plateia
Aumento da frequência cardÃaca e respiratória
Mas o grupo não desistia. No mesmo ritmo da anterior e dando sequência ao primeiro bloco de músicas do último CD (Battle For The Sun, 2009), “Ashtray Heart†começa com o refrão: “cenicero, cenicero!†("cinzeiro" em espanhol) na voz do baixista sueco Stefan Olsdal e foi cantado em massa, dando a impressão de que tinha bem mais gente ali. A empolgação foi contida em seguida pelos gemidos do vocalista e guitarrista Brian Molko em “Battle for the Sunâ€, música menos dançante até o momento, que fechava esse primeiro bloco de novidades.
Enquanto “Soulmates†tocava ao fundo e o telão criava uma atmosfera de videoclipe com imagens em cortes frenéticos, um litro e meio de chá de cranberry que eu tinha tomado no restaurante ali do lado fizeram seu efeito e tive que dar uma escapadinha. Para achar o caminho mais rápido e curto, refiz o exercÃcio com a surpresa de encontrar a casa cheia e o banheiro menos acessÃvel.
Em um videoclipe
Desviando de todos os obstáculos humanos, cumpri o trajeto de volta a tempo de pegar um dos raros momentos em que Brian se dirigiu à platéia (com exceção, é claro, de um “oh-breegadow†aqui e ali). O belga andrógino contou, num momento-divã, sobre a sua infância, quando ele ia à igreja e as pessoas ficavam possuÃdas (por ninguém menos que Jesus) e começavam a falar em outras lÃnguas, dando inÃcio a “Speak in Tongues†com os gritos da massa, enquanto eu me perguntava: “De onde tinha saÃdo tanta gente?â€
Olha eu ali do lado direito da pista, com o boné azul
Produção e liberação de adrenalina na circulação sanguÃnea
Se a visão geral tinha me impressionado, os primeiros acordes de “Every You Every Meâ€, talvez o maior hit da banda, levantaram o público, que pulou e cantou junto. A energia no palco era muito forte. Além do Brian e Stefan comandando na frente, na linha de fundo estavam a loirÃssima Fiona Brice, com um violino elétrico estiloso (é a primeira vez que a banda carrega um violino na turnê), os guitarristas Nick Gravillovich e Bill Lloyd, além do novato Steve Forrest na bateria, que entrou para gravar o último álbum e é uma das prováveis razões para a predominância de canções mais novas no setlist.
Drum & drama
O segundo bloco de músicas do Battle For The Sun foi mais longo e coincidiu com o segundo momento de diálogo do Brian com os mineiros. “Isso é um serviço de utilidade pública. Recomendamos a todos que respirem debaixo d’águaâ€. “Breathe Underwaterâ€, “Julienâ€, “Never Ending Whyâ€, “Bright Lights†e “Devil in the Details†prepararam o público para o que ainda estava por vir e certamente deixaram o baterista mais confiante na sua função.
Contração dos vasos sanguÃneos
Não existe drama sem violino
Após a morna “Meds†, “Song to Say Goodbye†abre uma sequência de músicas para esgotar o que sobrou da energia e das cordas vocais do público. “Special K†(ver vÃdeo abaixo) e “Bitter End†encerraram o bloco, com mineiros exauridos na pista, um palco vazio e uma bailarina girando e pagando peitinho no telão. É a encenação do bis que todo mundo já tá acostumado.
De volta, o Placebo toca “Trigger Happyâ€, talvez a mais sombria da noite, graças ao violino de Fiona no fundo, “Infra-red†e “Taste in Menâ€, conhecidas dos fãs e com um ritmo mais tranquilo, como um adeus suave e nada amargo da banda. O público que compareceu, ainda que com atraso, foi presenteado com um show que, inicialmente sem efeito, curou a inércia local.