Busca

»»

Cadastro



»» enviar

receite essa matéria para um amigo

5 Mandamentos da MTV

Troca-troca anual

por Braulio Lorentz

Fotos: Divulgação

Leia as diretrizes que regem a troca de programação feita anualmente pela emissora (que alguns dizem ser cada vez menos) musical. Para elaboração da lista, bastaram rápidos bate-papos que tive com o diretor de programação Zico Goes e com o VJ Marcos Mion (realizados originalmente para o Jornal do Brasil). Soma-se a isso mais de 10 anos conferindo como espectador as mudanças da MTV Brasil. Entre uma troca e outra (de programas e de VJs), a MTV está ficando mais velha. A ausência de programas de auditório nesta nova temporada, com início no dia três de março, comprova a estratégia.

1) A temporada de verão da MTV não serve apenas para vermos as VJs de biquini e outros trajes menores. Tudo bem que ela é a pior estação do canal em termos de programação: tudo parece meio feito nas coxas e a audiência pega o microfone para cantar, pedir e apresentar clipes diariamente. A grade não é das melhores, mas o grande mérito do verão é o fato de ele ser o laboratório da MTV. É claro que nem todos os VJs sobem a serra. Depois de trabalharem com o sol na cabeça, Kika Martinez e Mary Moon têm o conforto do ar condicionado do estúdio em seus novos programas diários. Caras novas são constantes no troca-troca da Music Television.

2) Se Astrid e Sabrina não tivessem dado certo na vida, com certeza já teriam voltado. Marcos Mion já tinha retornado com seus Mucho Macho e Covernation, mas agora ganha faixa diária, sempre às 21h. Ele conta que desse jeito é mais fácil conquistar novos e velhos fãs, pois nas atrações semanais não há tanto contato com a audiência. As cinco faixas ao vivo de segunda a sexta terão o comando de Mary, Mion, Kika, Penélope Nova e Luisa Micheletti.


Zico goes to change, again

3) VJs vêm, VJs vão. Programas vêm, programas vão. Luisa parecia estar com amizade cada vez mais fortalecida com seu co-VJ bichinho virtual pokemón (!!!) chamado Ya!Dog, mas rompe com o cão e assim morre mais um programa da emissora. Se até o longevo Disk MTV, parada de clipes que durou nove anos, acabou... Adeus entã para o Ya!Dog, que - segundo Goes - não tinha mais fôlego para ser diário. Outros que faleceram foram Neura (e Casal Neura) e Beija Sapo.

4) O verão revela talentos para a MTV, e a MTV exporta para outros canais. Daniela Cicareli vai para a mesma Band em que Mion já esteve. Um pouco por isso, os sapos deram tchau para a audiência. Quem tem o desafio de substituir Cica no posto de modelo VJ uau é Caroline Ribeiro, que passa a comandar o A Fila Anda, antes apresentado por Penélope. Quando estiver decadente, Márcio Garcia ainda voltará para comandar o MTV Esportes ou algo assim.

5) Mion conta que está crescendo com seus fãs. Zico Goes tem raciocínio semelhante e conta sua estratégia. "Estamos diminuindo o número de programas de auditório. Desde 2007 começamos a divisão da programação. Agora, programas de perfil mais jovem não serão exibidos depois de 20h". Com isso, atrações com a trinca gincana-platéia-apresentador (os já citados Beija sapo e Neura, e mais o péssimo Batalha de modelos) saem fora. "O objetivo é envelhecer a MTV. O target de 20 a 24 anos é o que mais cresce. Todo ano a gente parte do zero mesmo. Em 2008, mais ainda. Nossos programas têm prazo de validade", diz Goes, que - não por acaso - é chamado por alguns de Silvio Santos emo.

» leia/escreva comentários (8)