Shyamalan atrás das
câmeras
em “A Dama na
Ãguaâ€...
Indiano naturalizado nos EUA, mais especificamente em Penn Valley, na Filadélfia, Pennsylvania, Manoj Nelliyattu Shyamalan tinha mesmo que arrumar um nome artÃstico mais fácil, provavelmente já prevendo o sucesso. M. Night Shyamalan – o Night é um apelido da época da faculdade – ficou conhecido como o diretor dos finais surpreendentes, com o estrondoso “O Sexto Sentidoâ€, em 1999. Após ele, vieram outros três com a mesma estética – o sobrenatural, o suspense e os roteiros com reviravoltas finais.
Fã incondicional de Spielberg, Shyamalan ganhou a primeira câmera aos oito anos. Era uma Super 8. A partir daÃ, fez filmes caseiros e modelou sua carreira inspirado no diretor de “E.T – O Extraterrestre†e “Indiana Jonesâ€. Com 17 anos, já tinha feito 45 pérolas caseiras. Formou-se na Universidade de Nova York e ainda hoje mora na Pennsylvania. É um fã assumido de histórias em quadrinhos, daà seu roteiro de “Corpo Fechado†ter se baseado nos super-heróis e mostrado um pouco do universo das HQ’s.
Tornou-se um dos roteiristas mais bem-pagos de Hollywood, quando a Disney desembolsou 5 milhões de dólares pelo script de “Sinaisâ€. Só que, à medida que o sucesso chegava, as crÃticas pela mesma fórmula de seus filmes e pelos vários aspectos semelhantes entre eles também aumentavam. O uso freqüente de água como fraqueza de alguns personagens é um exemplo. Cenas em porões também são marcas registradas do diretor, além das óbvias: os finais-surpresa, o sobrenatural e o suspense.
Muitos crÃticos ainda reclamam de uma suposta “pretensãoâ€, já que ele auto-intitula seus filmes “M. Night Shyamalan’sâ€, algo a que só cineastas bastante renomados se atrevem. Mesmo assim, o diretor e roteirista já arrecadou mais de 1,3 bilhões de dólares com “Corpo Fechadoâ€, “Sinais†e “O Sexto Sentidoâ€. Este último conseguiu várias indicações, incluindo seis Oscar, e vários prêmios, como o MTV Movie Awards de Revelação Masculina para o pequeno prodÃgio Haley Joel Osment. Também foi considerado o segundo fenômeno do cinema em 1999, perdendo apenas para “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasmaâ€, que marcava a volta da saga de George Lucas.
Pretensão ou não, o próprio Shyamalan já disse que, com exceção da Pixar, fez
“os quatro mais originais filmes de sucesso de todos os temposâ€. Com a estréia de “A Dama na Ãguaâ€, é esperar pra conferir se o que existe ali é pretensão demais e cinema de menos. Ou não.
...e na frente delas, em “Sinaisâ€